terça-feira, 3 de abril de 2007

Do erro.

"Errar é humano" (Dito popular)

Um dia, dizem que o mundo já foi composto basicamente de caos. E do caos as coisas foram mudando até dar no mundo que a gente conhece. E graças a que? Ao erro. Sim, ao erro, pois se a primeira forma de vida fosse desprovida de erro, suas replicações seriam perfeitas, e ela não conseguiria produzir nada além de cópias suas, colocando em toda a teoria da evolução das espécies de Darwin (e o próprio Darwin, enquanto criatura) um ponto final.

A penicilina foi descoberta por um erro. O mecanismo que explica a ação dos antidepressivos também foi por um erro. E o Viagra? Erro. Benjamin Franklin, quando perguntado da invenção da lâmpada e de seus fracassos anteriores, disse que ele havia inventado não só uma forma de fazer a lâmpada, mas umas mil formas de não fazer uma.

E mesmo sendo o erro auma coisa assim tão importante, o que as pessoas do meu tempo fazem? Tornam o erro uma condição imperdoável. Todos querem resultado. Todos estão pagando. E vêm com dados estatísticos e estudos duplo cego randomizados dizendo que sabem o que é certo, e baseado em evidências. Evidências que servem aos resultados, e só Deus sabe a mais o que.
Qualquer coisa diferente é erro. E erros não serão tolerados. Nem o livre pensar, nem os pontos de vista discordantes, nem as pessoas diferentes.

Essas são as pessoas do meu tempo. Elas não erram, elas não perdem, elas seguem o protocolo.
E elas vão dar um ponto final a mim, a você, a teoria da evolução das espécies de Darwin, à memória do Darwin e ao resto todo.

4 comentários:

Juliewq disse...

Acredito que erros são os frutos dos nossos medos e as vezes se tem tanto medo de erra que é isso que faz com que cometamos mais erros ainda... Acredito nos erros apesar de não gostar de errar de forma alguma. Alguns pensamentos sobre isso:
A primeira e pior de todas as fraudes é enganar-se a si mesmo. Depois disto, todo o pecado é fácil.
(J. Bailey)

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros.
(Autor desconhecido)


Um homem nunca deve envergonhar-se por reconhecer que se enganou, pois isso equivale a dizer que hoje é mais sábio do que era ontem.
(Jonathan Swift)

O maior erro que um homem pode cometer é viver com medo de cometer um erro.
(Hebbard

Um fracassado é um homem que cometeu um erro e não é capaz de o transformar em experiência.
(E. Hubrard)

TEXTO BUNITO!!! Estas cada vez melhor na sua literatura....

Anônimo disse...

Seu realismo me anima. ^__^


Mas, enfim, velhinho, é tudo muuito bonito na teoria, mas você tem que lembrar que ninguém gosta de errar. Talvez porque o conceito de erro por algum motivo se associou a sofrimento. O que se pode encontrar é gente que lida bem com os erros, porque são inevitáveis, afinal. Mas um ser humano que gosta de ter a vaidade minada por que errou? Ah, nunca vi não.


~sou realmente filosófica quando estou doente. ^_^

Anônimo disse...

Todo mundo erra...
Todo mundo procura redenção...
Todo mundo tentar se alguem melhor e sem falhas mas isso parece ser impossivel para nós simples mortais....
Tenho em mente q sempre q erramos tentamos suprir o q nos falta ou erramos tantando acertar de qq forma a intenção nunca é ruim ou pelo menos nos enganamos deizendo para nós mesmo q os fins justificam os meios...
Sera q no final de nossas vidas teremos o perdão? sera q seremos perdoados no meio de nossas vidas? e agora seremos perdoados?
ahahah vida dificil...
As melhores e maiores coisas do mundo foram feitas após inumeros erros e tentativas...
Vc erra tentando ser feliz? é eu tb erro assim...

ERRAR É HUMANO , PERDOAR É DIVINO E JULGAR SÓ DEUS PODE...

forte abraço brunão!

Anônimo disse...

Falando em Caos, lembrei que este, no início, não passa de um espaço vazio. Mas um espaço vazio que, entre Eros e Gaia, gerou a criação. Que coisa, não?

E viva o erro! E viva nossa coragem de errar e recomeçar. E assim damos mais um passo em busca da tal maturidade.

Ah! avaisback.blogspot.com